Quem sou eu

Minha foto
Professor, Músico, Audiófilo, Cientista Político, Jornalista, Escritor de 1968.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

King Crimson, o rei na toca do coelho


Esse som me faz coceira no cérebro”, é como eu costumo descrever esse grupo, quando alguém que o desconhece me pergunta algo sobre. “Coceira no cérebro?Ha há há há, como isso é possível?” E eu respondo que é um som que me provoca, me desafia, entorta meu pensamento. Senti isso desde a primeira vez que eu vi na TV lá por 1983 o clip da canção Elephant Talk. Um carequinha meio dentuço, na verdade Adrian Belew, empunhava uma guitarra da qual extraía estranhos sons que pareciam, de fato, elelfantosidades gritadas com fúria e tonalidade. Num cantinho, sentado, uma espécie de Lorde Inglês e preceptor, isto é, Robert Fripp, ficava cavocando uma estranha guitarra com som de teclado, da qual extraía sons agudos e repetitivos, que se prolongavam dupla, triplamente, uns sobre os outros. Atrás deles um altão careca com bigodão, batia com duas mãos num braço solitário, grosso, o Stick, reverberando sons guturalmente graves. Era o Tony Levin. Bill Bruford, o baterista, o único que eu já conhecia do Yes, beiçudo, sincopava o ritmo toda hora, com contras e rolos numa Simmons (bateria digital) que criavam uma sensação de um eletrodoméstico desgovernado. Eu acabara de deparar com o King Crimson.


Não há nada igual a King Crimson, é o que devo afirmar. Acho que não há imitadores, seguidores ou desafiadores. A banda, que atualmente mantém os tempos clássicos apenas o líder Fripp e o parceiro de últimos tempos Belew, se firmou como um dos grupos mais importantes (e esquisitos) da história do Rock e reina solitária no feudo que ela ajudou a criar, desenvolver e no qual tomou um rumo próprio, não trilhado por mais ninguém.  


Começaram tão badalados lá no ano de 1968. mas já diferentes. Ao invés das intensas maratonas rococós-clássicas dos grupos de progressivo, silêncio … e jazz. Improvisações em escalas cromáticas, duelos improváveis entre guitarras e saxofone, poesia intimista e/ou crítica de um membro apenas letrista, Pete Sinfield, e um melotron usado de forma econômica harmonicamente ao mesmo tempo que insistente. Na capa, uma obra prima: expressionismo sideral! Da ira na capa á conciliação no interior, a capa do primeiro álbum marcou época é uma das mais originais e lembradas em pesquisas de melhores frentes de álbuns.



A voz grave e sedutora de um jovem Greg Lake convida o ouvinte a longas viagens pelo interior da mente. Imagens da vida esquizofrênica do homem contemporâneo precedem calmamente a leve sensação de conversar com o vento. Jovens filhas da lua chegam à corte do rei escarlate que é cantada e decantada em uma longa suíte erudita. De cair o queixo e inesquecível. E da vontade de ouvir de novo e de novo, e de tempos em tempos é sempre bom relembrar.
  




Além da famosa trilogia vermelho-azul-amarelo, o Crimso tem grandes álbuns nos 70, 80 e 90. Não podemos jamais esquecer do excentríssimo Línguas de Cotovia em Conserva. Guitarras distorcidas, atonalismo, estranhas combinações dinâmicas de intrumentos que se sucedem em uma sinfonia de climas exóticos, apimentados e idiossincráticos. Nunca se viu um prog tão rico. Em Red, o trio Brufford-Fripp-Wetton esgota todas as possibilidades dos 70, até em temas tipicamente guitarrísticos e meramente instrumentais. E a sequência Discipline-Beat-Three Of a Perfect Pair é uma das obras mais perfeitas da década de 80, do Head Rock, do Fusion e ainda, do Pop Rock.



Não é fácil de ouvir. Um estilo mesmo “coçante” da mente não pode ser algo fácil, pois eis aí uma das fronteiras a sem desbravadas pela ciência, nossa cuca. Não há limites para as sensações que se pode provocar ouvindo a música do King Crimson, para bem e, eventualmente pra o desconforto. Sim, porque antes de produzir algo simplesmente palatável, o que Bob Fripp e sua turma sempre quiseram mesmo foi incomodar.

3 comentários:

  1. Graaaaaaaaande!!!
    Sem trocadilhos, na gênese do rock progressivo, duas bandas têm importância fundamental: King Crimson e Genesis. Ao passo que o KC foi e ainda é lar de inquietos experimentalistas, inimitáveis em todas as suas originalidades, o Genesis foi imitado ad infinitum, mas jamais igualado.
    Lá pelo início dos 70 meu gosto pendia muito mais para o Genesis, pela beleza, pelas viagens do Pedro Gabriel e, claro, pela performance dos músicos; eu achava o KC um pouco experimental demais pro meu gosto, muito estranho, sem uma identidade muito definida (por conta da formação mudar a cada disco), entre outras coisas. Bem, é exatamente por conta dessas 'estranhezas' que agora curto muito mais um do que o outro - o que o amadurecimento e a experiência não faz com a gente, não é mesmo? rsrsrs
    Fiz uma postagem lá n'O Pântano Elétrico já tem um tempão, em que conto uma pequena história que acho que você vai curtir - além de disponibilizar para download alguns dos melhores discos deles. Check it out: http://opantanoeletrico.blogspot.com/2008/10/numa-corte-cor-de-carmim.html
    Aquele abraço!
    ML

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo link, vou dar uma olhada. É, eles são meios esquizo, mas eu adoro. Ninguém toca igual ao Bob, e depois o Belew tocou com o Zappa ...

    ResponderExcluir
  3. Lawrence o selo já é um premio ao blog, não estamos concorrendo, ok?

    Abração

    ResponderExcluir